segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Aprender por meio da intuição!?

Se você gosta de línguas mas nunca foi chegado da "tal da gramática" , vai gostar de ler esse post! Se formos estudar em por exemplo, qualquer livro de inglês, eles vão nos ensinar que se formos usar mais de um adjetivo em uma frase temos que colocá-los em uma certa ordem: adjetivos de opinião: geral/específico adjetivos descritivos: tamanho/idade/forma/cor/nacionalidade
/material. Em seguida teríamos que fazer algum exercício para montar frases e então vermos se aprendemos bem a "lição".... mas peraí..... escrever e pensar antes de responder uma questão de gramática é uma coisa... mas e se estivermos precisando responder um e-mail na correria do trabalho ou pior, se estivermos conversando com alguém???? Praticamente impossível fazer essa "paradinha pra raciocinar", certo??? Isso porque, com certeza, você não pode fazer o exercício usando sua intuição (qual intuição você pode ter após ver apenas dois exemplos?), ou seja , o livro exige que você use as regras gramaticais. Em uma conversa ou antes de responder ao e-mail, você não teria tempo para parar, "classificar os adjetivos dentro de um dos grupos" ("tamanho", "idade", etc.), e então colocá-los na ordem de acordo com a regra . Pra isso você teria que lembrar da regra para cada adjetivo, descobrir a qual tipo se refere cada adjetivo (de tamanho, idade, forma, cor, nacionalidade, ou matéria?) e ainda ordenar os adjetivos de acordo com a regra. Imagine ter que fazer todas estas coisas sempre que escrever ou falar uma frase com 2 ou mais adjetivos....!!!! São exatamente essas “tarefas” que teríamos que fazer em questão de segundos que "jogariam a nossa fluência por água abaixo"...

Mas então, qual seria a solução? Aprender por input. Você pode ler muitas frases com adjetivos e adquirir um conhecimento natural,um conhecimento intuitivo sobre a regra do adjetivo. Ao invés de memorizar as regras e usá-las para construir frases, você pode tê-las corretas na sua cabeça e seu cérebro irá imitá-las. Dessa forma, podemos aprender a falar e escrever muito mais rápido.

Pode parecer estranho falar em conhecimento intuitivo.. você deve estar pensando... que balela.. desde quando estudar as regras foi prejudicial? Não é bem o que quis dizer , é importante sim conhecê-las MAS, te garanto que ler com frequência vai fazer ym efeito muito, MUITO melhor e mais rápido. POsso mostrar isso agora, fazendo um testezinho: como você falaria as frases abaixo?

big black british horse  or  black british big horse ?

A beautiful white house   or   A white beautiful house ?

Une belle femme brésilienne ou  Une brésilienne belle femme ?

Une grande maison blanche ou Une maison blanche grande?

Agora você pode perceber o queremos dizer com conhecimeno intuitivo, certo? Não foi preciso para e pensar na regra, ordenando cada termo...Você simplesmente sabe a resposta, sem mesmo saber explicar por quê!! Essa é a beleza da intuição, sempre que você precisa ela te responde, certeira e prontamente!!


Sabemos também que aprender por input exige um bom esforço, mas isso é fato para tudo que buscamos aprender bem, então você precisa passar bastante tempo lendo e ouvindo o novo idioma. A dica para tornar essa rotina mais interessante, é buscar por assuntos e meios de seu interesse. Músicas, livros, revistas, vídeos, filmes do seu estilo ou diretor preferido, enfim, pelos meios e assuntos que mais lhe agradarem!!

Texto adaptado para o Babel Fun!

Nenhum comentário:

Postar um comentário