terça-feira, 6 de setembro de 2011

Stephen Krashen : Aquisição e Aprendizagem


Quem gosta da área, com certeza já deve ter escutado esse nome várias vezes! Stephen Krashen. É linguista renomado, professor da University of Southern California (USC), e pesquisador da área de educação,  Linguística aplicada, na área de aquisição de segunda língua, e educação bilíngue . Ele é mais conhecido pela sua de Teoria da Aquisição da Segunda Língua e por ter sido cofundador do que chamam de Abordagem Natural à aprendizagem de línguas estrangeiras.

Krashen defende que a aprendizagem ocorre de forma natural, exatamente como ocorre com a nossa língua materna. Pra ele,  o mesmo ocorre com as línguas estrangeiras, ou seja, elas não são habilidades ensinadas, estudadas ou memorizadas, mas sim assimiladas e desenvolvidas gradativamente, de forma natural, em situações reais de comunicação, fruto de convívio humano em ambientes autênticos da cultura estrangeira.
Segundo sua teoria, uma pessoa pode desenvolver a competência em uma segunda língua através da aquisição ou da aprendizagem. A aquisição seria a forma natural, subconsciente,  e a aprendizegem seria a forma consciente,  a que temos em salas de aula. A aquisição então é que seria mais eficiente, pois ela se dá de forma semelhante à que a criança utiliza para desenvolver a primeira língua, ou seja, de forma subconsciente, natural, ocorrendo em situações comunicativas no mundo real. Normalmente, a criança não está consciente do fato de que está adquirindo a linguagem, mas está consciente de que a está utilizando para a comunicação, embora não tenha preocupações de acerto com relação às regras gramaticais.  Isso que seria o ideal, preocupar-se em compreender as mensagens que se recebe e envia e não com as regras gramaticais. Essas podem ser "acertadas" mais tarde, depois que já tivermos mais base e tranquilidade para nos comunicar na nova língua.

Resumindo, os melhores métodos são, então,  por meio de "input" (você pode ver um outro post explicando melhor sobre input e output + dicas aqui no Babel Fun - procure em marcadores) , quando recebemos a mensagem de forma compreensível, em situações de baixa ansiedade, e com mensagens que realmente queremos ouvir, pois dessa forma nosso cérebro estará focado em compreender a mensagem assim como fazemos quando aprendermos a língua-materna. Estes métodos são eficientes  porque não forçam a produção (falar e escrever = output)  no início da segunda língua, mas permitem que os alunos só produzam quando são 'prontos'. Essa teoria reforça assim a idéia de que um aprendizado realmente eficiente só acontece quando se oferece subsídios para isso, e não quando se forçam os alunos a decorarem vocabulário, regras gramaticais, e a falarem e escreverem. A pessoa deve ter base ( após muita leitura e escuta), e quando a tem fica muito mais fácil falar e escrever, reduzindo uma das maiores barreiras ao aprendizado, a insegurança e o medo de errar ( aqui no blog também coloquei um post sobre barreiras psicológicas e a influência da personalidade no processo de aprendizado).

Krashen defende ainda a idéia de que, para adquirir uma língua, a pessoa deve ser exposta a amostras de linguagem que estejam em um nível ligeiramente de suas habilidades, como se subissem degraus de uma ( para quem gosta de psicologia, essa é uma teoria semelhante à que foi foi desenvolvida por Vygotsky, com suas Zonas de Desenvolvimento Proximal).
E para a  teoria da Abordagem Natural, Krashen adicionou a idéia de que os filtros afetivos ou barreiras emocionais devem ser baixados para que a aprendizagem aconteça.

Texto adaptado.

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