sexta-feira, 2 de setembro de 2011

A personalidade influencia a assimilação?

Com certeza, entre diversos outros fatores, a personalidade tem grande peso na capacidade de assimilação de um novo idioma. Aqui coloquei alguns fatores que dificultam uma boa assimilação:


•Perfeccionismo: tendência de se preocupar excessivamente com a forma; idéia radicalizada do conceito de certo e errado em se tratando de línguas. A pessoa não se sente confortável na incerteza e prefere não correr riscos de cometer deslizes.
•Falta de autoconfiança: baixa auto-estima, talvez causada por traumas durante a educação recebida em casa ou na escola, pode produzir carência de autoconfiança que inibe a iniciativa criativa, elemento essencial no aprendizado de línguas.
•Dependência da eloqüência: A precisão e elegância no falar é uma conquista alcançada ao longo da vida, fruto de uma carreira acadêmica. Essa habilidade com nossa língua materna representa segurança e poder, dos quais é difícil abrir mão. Isso torna a tarefa de começar de novo na língua estrangeira, do quase nada, aos tropeços, de forma rudimentar, como se pouco inteligentes fôssemos, extremamente frustrante.
•Autoconsciência: consciência da própria imagem; preocupação excessiva com o que os outros podem pensar de si.
Ansiedade: causada pela expectativa excessiva de obtenção de resultados. A atitude ideal face ao desafio de se assimilar uma língua estrangeira, é a de perseverança e continuidade.
•Provincianismo: apego excessivo à identidade lingüística e cultural; forma extrema de monocultura. Atitude de se fechar naquilo com que se identifica, seu jeito de ser e de falar; de se sentir inseguro fora deles - problema freqüentemente observado em adolescentes.

Por outro lado, a auto-estima, a autoconfiança, a desinibição, a criatividade (habilidade de improvisação), a tolerância consigo próprio, a empatia, a curiosidade e a perseverança são características que pesam como fatores positivos para o aprendizado. Se você acha que não está "munido" de todas essa virtudes, ao menos saiba que sim, é possível trabalhar, psicologicamente, cada um deles. Primeiro busque entender qual ou quais deles podem estar dificultando o seu aprendizado e então busque as razões pelas quais esses sentimentos ou pensamentos ocorrem. Claro que em casos mais específicos o ideal seria ter a ajuda de um analista, porém, saber o que se passa com as suas emoções já é um primeiro passo para poder controlá-las ( quase que continuo esse post com um looongo texto sobre psicologia - outra de minhas muitas paixões - mas acho que já está na hora de PARAR rss., o recado está dado).

Nenhum comentário:

Postar um comentário