quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Aprender por meio da intuição!? (2)

Agora já sabemos que a intuição é uma grande aliada para acelerar o aprendizado de idiomas ( sugiro ler antes o post "Aprender por intuição??? (1)) . Mas em quais casos devemos dar prioridade à gramatática e em quais casos devemos priorizar os métodos por input (aprendizado por intuição) ?   Por exemplo, se você não escutar (ou ler) alguma palavra ou modelo gramatical frequentemente, pode ser difícil adquirir um conhecimento intuitivo e natural sobre ela. Por exemplo, pode ser difícil adquirir um conhecimento intuitivo do tempo futuro perfeito (exemplo: "Por volta de 2050, a vida na Europa terá mudado.") simplesmente lendo livros  ou escutando vídeos em inglês, por que a ocorrência do futuro perfeito é relativamente rara nesses meios.

Então, nesse caso, se você quiser aprender e usar o futuro perfeito , você pode memorizar a regra para isso. A regra irá lhe dizer quando usar o futuro perfeito e como usá-lo corretamente. Em uma forma similar, você pode memorizar outras regras ou definições de palavras o qual são usadas raramente.

O problema com este método ( estudar a gramática em si) é que você não pode lembrar de muitas regras , devido a limitação da nossa memória.. Além disso, se tivermos que lembrar dessas regras nos momentos que tivermos que falar ou escrever, levaríamos muito tempo... Portanto, para garantir uma melhor eloquência, a maior parte do seu conhecimento precisa sim, ser intuitivo (baseado no input).

Resumindo, as regras gramaticais podem ser úteis para assimilar palavras e modelos gramaticais raros, mas ainda assim existe uma alternativa melhor: construir a intuição, por meio do "input",  para cada modelo de gramática raro. Como? Você pode aumentar artificialmente a frequência com o qual você ve aquele modelo gramatical. Por exemplo, se você não ver o futuro perfeito com frequência, você pode montar 20 exemplos de sentenças com o futuro perfeito e manter esse material para consulta. Mas lembre-se de que você deve ler e repetir as sentenças regularmente, o que irá lhe ajudar a construir um conhecimento intuitivo do futuro perfeito. Pronto, mais uma solução pra quem não gosta muito de regras gramaticais.

Texto adaptado .
Fonte: http://www.antimoon.com/wiki/Por_que_voc%C3%AA_n%C3%A3o_deve_aprender_ingl%C3%AAs_por_regras_de_gram%C3%A1tica

Nenhum comentário:

Postar um comentário