terça-feira, 30 de agosto de 2011

Inglês fluente em um ano???

Em um ano realmente pode-se aprender MUITO... mas.. a estudos da psicologia cognitiva afirma que armazenamos as informações em uma memória de curto prazo ou em uma memória de longo prazo. As informações, por exemplo, de tipo lingüístico, são elaboradas em quatro fases: seleção, aquisição, construção de vínculos internos e integração de informações novas e antigas na memória de longo prazo.

Por isso esses cursos de idiomas que oferecem aprendizagem de um idioma estrangeiro com um vasto vocabulário nos deixa um pouco duvidosos... Estudos mostram que quando a memorização é muito rápida, mas acontece em um contexto sem vivências e ligações emocionais com a nova língua, a conexão com o aprendido fica muito enfraquecida,  pois não alcança o tempo suficiente para ser depositada na memória de longo prazo. Com algumas exceções, pode-se afirmar que, quanto mais rápido for o processo de aprendizagem e mais reduzido o contexto emocional no qual se produz (ou se ocorre em um contexto negativo), menos estável será o processo de aprendizagem. "A capacidade lingüístico-comunicativa em dois idiomas/culturas somente adquire qualidade quando a personalidade é completa em suas dimensões performativa, cognitiva e profundamente consciente e pode, portanto, controlar os dois sistemas de comunicação. Por isso, se você tem pouco tempo e muita urgência em aprender a nova língua, caso opte por um desses cursos, lembre-se de que deverá complementar esse aprendizado por muitas horas, buscando o máximo de contato com o idioma, por meios diferentes... e de forma intensiva...!!!!

Fonte: texto adaptado de http://courses.logos.it/pls/dictionary/linguistic_resources.cap_1_5?lang=bp

Nenhum comentário:

Postar um comentário