sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Dicas Quentes Para Aprender Novos Idiomas!!!

Dicas para aprender novos idiomas
Para quem gosta é sempre mais fácil, pois a área do cérebro responsável pelo aprendizado é influenciada diretamente pela área das emoções. E todos sabemos que o que vale pra uma pessoa pode não valer para a outra, então resumi aqui dicas pessoais e dicas  que encontrei em diversos sites e blogs, assim você pode seguir as que mais lhe agradam sem perder o prazer do aprendizado!
1 . Comece de uma vez. RS pode parecer engraçado mas é muito comum pensarmos que “queríamos taaanto fazer algo”... e logo depois surgir o velho pensamento.. mas eu não tenho tempo! tc... Então reserve nem que seja 1 hora , 2 x  por semana para começar. Dê o 1º passo, com a continuidade você vai perceber as melhoras , e vai se motivar a continuar! Liste todas as suas atividades e o tempo que dedica a elas. Seja honesto consigo e avalie se conseguirá incluir o estudo de inglês em sua agenda. Se perceber que ficará sobrecarregado, não tem jeito, será preciso estabelecer prioridades e abrir mão de algum, ou alguns, dos itens da lista.
 2.Organize seu tempo de forma a conseguir contato com o idioma o máximo de dias da semana possível. É muito mais produtivo, por exemplo, estudar quatro vezes por semana, uma hora por dia, do que quatro horas em um mesmo dia.
3. Mantenha sempre o contato. Não perca a oportunidade de estar exposto ao idioma. Mesmo que você não viva num país onde a língua falada é o inglês, você pode ter acesso ao idioma falado e escrito por meio de filmes, músicas, programas de TV, CNN, livros, jornais, revistas etc.
4. Plaisir!! Busque relacionar o estudo àquilo de que você gosta. Leia sobre assuntos de seu interesse, leia e traduza as letras das músicas e cante junto, procurando entender a letra. Reveja  aquele filme que você adora, só que agora com a legenda no idioma que está praticando, e depois veja de novo, só que sem legenda.
5. Persista. O resultado vem a longo prazo… seja realista e dê um passo de cada vez.
6. Não caia na onda da decoreba! Tenha cuidado para não perder tempo tentando decorar palavras ou regras. Os idiomas não podem ser tratados como códigos, nos quais para cada palavra de um existe uma correspondente exata no outro. Se assim fosse, bastaria decorar o dicionário para se falar outra língua. O  idioma é,  na verdade,  um universo novo – às vezes complexo e aparentemente ilógico . Você deve entrar e, aos poucos, ir descobrindo suas características, identificando diferenças e semelhanças com a sua língua materna.
7. Dica pessoal. No meu caso, como sempre fui curiosa e apressada para aprender tudo de uma vez rsss, antes de começar o nível básico, sempre estudei por conta própria. Assim, você pode entrar já em um 2 nível ou ao menos entrar no 1º nível ( no caso de uma escola ou aulas particulares) com uma noção, isso dá uma boa acelerada no seu aprendizado inicial.. que é quando precisamos nos familiarizar com a nova lingual.. o que para muitas pessoas é a parte mais “complicada”.
8. Perdoe seus erros. Quem não arrisca não erra mas também não acerta, econsequentemente,  não aprende. Então não tenha medo de falar errado, ou de tirar dúvidas que às x parecem “bobas”. Preocupe-se em aprender o máximo que puder a cada momento. Você  pode ter ficado com mais dúvidas em um assunto e ter mandado bala em outros… seus colegas de turma passarão pela mesma expcia,  e é sempre assim.
9. Não estude sempre da mesma forma. Um dia escute músicas, no outro leia mais, no outro escreva. Quando se tornar repetitivo veja um filme, leia uma revista ou um blog ..varie todas as formas de contato. Importante!! Preste atenção em quais delas você sente maior facilidade de assimilação e capriche no tempo usado para essa forma.
10. Veja videos do YouTube. No próprio You Tubevocê também pdoerá encontrar outros videos, vou  indicar alguns em outro post.  Um  dos indicados é o blog learn a language on Youtube,  onde você pode encontrar  coleções de videos do Youtube com anotações .As aulas são muito interessantes, e o autor também indica vários outro sites.
11. Leia revistas se estiver com pouco tempo. Se como eu, você não consegue ficar mais de 1,5  hora concentrado em um livro, opte por ler revistas, onde os textos são mais curtos e a leitura não fica cansativa. Encontrei  ótimas revistas francesas e italianas em um sebo. Para leituras de 20 minutos, são uma ótima alternativa. Deixe os livros para os momentos em que tive mais tempo sobrando.. e menos coisas na cabeça.
12. Google Traductor. Ter um dicionário não posso nem colocar como uma dica rs, ter um de bolso é obrigatório!!!  Mas eu, particularmente, também uso muito o Google Traductor, por ser rápido e reunir diversos idiomas em uma só ferramenta. ( você ainda pode brincar e colocar em outra línguas “só para saber como é, hehe”)
13. Não “dependa” do dicionário, ele epode acabar atrasando o seu estudo… Só recorra a ele se a mesma palavra desconhecida ocorrer três ou mais vezes.
14. Assista a programas de TV. Assine a TV a cabo e assista programação na língua estudada o maior tempo possível.
15. Leia em voz alta. Programe-se para ler em voz alta, articulando bem as palavras por dez minutos diários.
16. Deixe fluir. Ao ler em outro idioma (e também escutar) ignore todas as palavras desconhecidas e concentre-se naquelas conhecidas.
17. Copie textos no idioma estudado periodicamente. Isso ajuda a memorizar as estruturas gramaticais e o vocabulário do novo idioma.
18. Faça uma redação apresentando-se.. fale sobre a tua personalidade, sobre a  tua profissão, o modo como pensa, sobre a tua família, o teu dia-a-dia,.. etc. Você vai perceber comop vai assimilar bem as palavras que tiver que buscar no dicionário, isso porque estará falando da pessoa mais importante pra você: VOCÊ mesmo.
19. Procure conversar com amigos, reais ou até virtuais ( existem vários site que proporcionam contatos entre pessoas de todo o mundo que desejam aprender idiomas comnversando com nativos, é uma troca muito interessante!! Dica:www.livemocha.com). Quando você fala um-a-um com uma pessoa de quem você gosta, e com quem você não sente vergonha de cometer erros, o seu aprendizado se torna muito mais rápido.
19. VIAJE para qualquer lugar onde se fale o que quer aprender. Essa dica é essencial, não tão simples de se realizar, mas com certeza, é a mais eficiente e rápida forma de aprender.
20. Vivencie, “Torne-se um deles”. Se viajar, faça uma imersão total.  Evite de todas as formas falar português. A tendência natural é de se socializar com outros brasileiros e evitar contatos sociais fora desse meio.  Isso é um grande erro.  Não abandone seus amigos brasileiros, mas limite o contato com o português e tente de todas as formas se comunicar somente em inglês.  Você ficará surpreso com a velocidade com a qual você assimilará a nova língua.
21. AME . A última dica é: se não ama ainda, aprendar a AMAR o novo idioma. Quem ama, entende o que quero dizer rsss. Et bonne chance!!








Nenhum comentário:

Postar um comentário